Uma semana antes da eleição, o CEO da Paxos, Charles Cascarilla, pressionou os candidatos presidenciais dos EUA Kamala Harris e Donald Trump a estabelecer uma atmosfera regulatória mais amigável para ativos digitais e um framework regulatório para stablecoins.
"Como CEO e cofundador da Paxos, uma das principais empresas em tokenização e infraestrutura de blockchain, eu insto vocês a implementar um ambiente regulatório mais acolhedor e claramente definido para ativos digitais," disse Cascarilla em uma carta enviada a ambos os candidatos na terça-feira.
O líder da plataforma de infraestrutura de blockchain e tokenização também alertou que, se a próxima administração não seguir adiante, isso poderia colocar o futuro regulatório da indústria financeira em risco.
"A menos que Washington mude de rumo, os dólares digitais continuarão a se mover para o exterior, fora da supervisão dos reguladores dos EUA e do nosso sistema bancário. Isso representa uma ameaça à nossa competitividade econômica e à segurança nacional," disse Cascarilla na carta.
Os legisladores em Washington têm trabalhado em legislação sobre stablecoins há anos. Um projeto de lei avançou na Comissão de Serviços Financeiros da Câmara liderada pelos republicanos no ano passado, mas encontrou desafios, incluindo desacordo sobre permitir que reguladores estaduais aprovem emissões de stablecoins sem a participação do Federal Reserve.
No Senado, o Senador Bill Hagerty, R-Tenn., tem um projeto de legislação sobre stablecoins circulando no Capitólio que poderia servir como um esboço para futuros projetos em 2025, dizem especialistas.
Cascarilla também criticou o atual ambiente regulatório para cripto, chamando-o de "um lugar inóspito para inovação financeira."
"Nos últimos quatro anos, a Paxos e suas colegas baseadas nos EUA enfrentaram inúmeros exemplos de excesso regulatório, políticas bancárias questionáveis e ações legais onerosas e desnecessárias, resultando em enormes custos de tempo e dinheiro desperdiçados," escreveu Cascarilla. "Essa hostilidade sufocou o crescimento da indústria e forçou a Paxos e suas colegas a buscar clareza regulatória fora dos EUA."
A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA emitiu um aviso à Paxos sobre sua participação na stablecoin Binance USD no ano passado, alegando que a stablecoin é um título não registrado. No entanto, em julho, a Paxos disse que a SEC encerrou sua investigação sobre a BUSD e afirmou que não recomendaria ação de execução contra a empresa.
Tanto Harris quanto Trump fizeram comentários nos últimos meses sobre a indústria cripto, mas adotaram abordagens radicalmente diferentes. No mês passado, Harris disse que sua administração incentivaria tecnologias inovadoras como IA e ativos digitais, enquanto protegia consumidores e investidores, de acordo com seu plano econômico de 80 páginas. Enquanto isso, Trump fez sua própria promessa de acabar com uma "repressão ilegal e antiamericana" sobre a indústria cripto dos EUA e apoiou um projeto cripto chamado World Liberty Financial.